Agora que o Bolão do blog chegou ao fim, posso me manifestar sobre as minhas próprias suspeitas. É sempre muito complicado apostar no Globo de Ouro, não só por não termos visto ainda todos os filmes indicados, mas também porque o perfil dos votantes da Associação dos Correspondentes Estrangeiros em Hollywood é diferenciado.
O Globo de Ouro, por exemplo, há algum tempo não é mais referencial para o Oscar. Foi um processo natural. A Associação reúne cerca de 90 membros de diversas idades, nacionalidades e culturas, o que torna a premiação sempre uma surpresa. Já o Oscar, mais conservador por contar com votantes mais velhos, tem outro perfil, por isso é tão questionado todos os anos.
Vejam abaixo (em negrito) minhas suspeitas sobre os possíveis vencedores da 70ª edição do Globo de Ouro, que anunciará os premiados neste domingo (13). Vale ressaltar que a opinião abaixo não reflete quem merece ou quem eu torço para levar o prêmio. Também decidi não apostar na categoria de séries de TV.
Melhor Filme (Drama)
“Argo” (Argo)
“Django Livre” (Django Unchained)
“As Aventuras de Pi” (Life Of Pi)
“Lincoln” (Lincoln)
“A Hora Mais Escura” (Zero Dark Thirty)
Comentário: O favoritismo de “A Hora Mais Escura” ficou abalado nas últimas semanas, mas também não acho que seria a primeira escolha da Associação. Pelo perfil, acredito que “Argo” tenha mais chances, repetindo a vitória do Critics Choice, seguido da preferência por “Lincoln”. Lembro que a categoria Drama de vez em quando traz as melhores surpresas. Ano passado, o maravilhoso “Os Descendentes” superou “A Invenção de Hugo Cabret”.
Melhor Filme (Comédia ou Musical)
“O Exótico Hotel Marigold″ (The Best Exotic Marigold Hotel)
“Os Miseráveis” (Les Miserables)
“Moonrise Kingdom”
“Amor Impossível” (Salmon Fishing in the Yemen)
“O Lado Bom da Vida” (Silver Linings Playbook)
Comentário: Aqui a disputa deve ser entre “Os Miseráveis” e “Moonrise Kingdom”, mas acredito que o musical de Tom Hooper impressionou a Associação, até pela força do gênero.
Melhor Diretor
Ben Affleck (Argo)
Kathryn Bigelow (A Hora Mais Escura)
Ang Lee (As Aventuras de Pi)
Steven Spielberg (Lincoln)
Quentin Tarantino (Django Livre)
Comentário: A briga entre Affleck e Bigelow deve ter dividido o favoritismo dos votantes. Talvez pela ousadia do projeto (e do anúncio do filme logo após os acontecimentos envolvendo Bin Laden), e por não ter vencido o Globo de Ouro por “Guerra ao Terror”, a moça possa se dar bem.
Melhor Ator (Drama)
Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Richard Gere (A Negociação)
John Hawkes (The Sessions)
Joaquin Phoenix (O Mestre)
Denzel Washington (O Voo)
Comentário: Daniel Day-Lewis é o favorito e acredito que levará mais essa estatueta. Inicialmente eu ia apostar em Joaquin Phoenix, devido à negligência com a obra de Paul Thomas Anderson, favorita por parte dos votantes da Associação, que poderia compensar na vitória de seu elenco. Mas mudei para Day-Lewis mesmo.
Melhor Atriz (Drama)
Jessica Chastain (A Hora Mais Escura)
Naomi Watts (O Impossível)
Rachel Weisz (The Deep Blue Sea)
Helen Mirren (Hitchcock)
Marion Cotillard (Ferrugem e Osso)
Comentário: Há algum tempo a imprensa e os críticos aclamam Jessica Chastain, e essa é a oportunidade perfeita para entregá-la uma estatueta. A ameaça pode ser Helen Mirren, querida pela Associação.
Melhor Ator (Comédia ou Musical)
Jack Black (Bernie)
Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida)
Hugh Jackman (Os Miseráveis)
Ewan McGregor (Amor Impossível)
Bill Murray (Um Final de Semana em Hyde Park)
Comentário: Foi a primeira grande chance de Hugh Jackman para chegar às premiações. A empatia dele com a imprensa estrangeira é visível e pode levá-lo ao troféu. O azarão pode ser Bill Murray, mesmo que ele seja – dizem – a única coisa boa em “Um Final de Semana em Hyde Park”. A campanha para Murray foi forte, vamos ver se foi suficiente. Outra opção é Bradley Cooper, mas acredito que “O Lado Bom da Vida” não emplacou o favoritismo da Associação.
Melhor Atriz (Comédia ou Musical)
Emily Blunt (Amor Impossível)
Judi Dench (O Exótico Hotel Marigold)
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Maggie Smith (Quartet)
Meryl Streep (Um Divã Para Dois)
Comentário: Não que seja o melhor filme da lista, mas é a melhor atriz de Hollywood. Meryl Streep, mesmo não indicada ao Oscar por “Um Divã Para Dois”, é absurdamente querida pela Associação estrangeira. A única que pode abalar o favoritismo é Jennifer Lawrence, que venceu a categoria no Critics Choice Awards e está em ascensão.
Melhor Ator Coadjuvante
Alan Arkin (Argo)
Leonardo DiCaprio (Django Livre)
Philip Seymour Hoffman (O Mestre)
Tommy Lee Jones (Lincoln)
Christoph Waltz (Django Livre)
Comentário: Hoffman é um dos atores mais soberbos de Hollywood e contamos nos dedos os filmes “ruins” que participa. Mesmo neles, o ator é maravilhoso. Aqui a ameaça é Tommy Lee Jones, por “Lincoln”.
Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams (O Mestre)
Sally Field (Lincoln)
Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Helen Hunt (The Sessions)
Nicole Kidman (The Paperboy)
Comentário: Mesmo caso de Jessica Chastain. Primeira grande oportunidade de reconhecer o carisma e o talento de Anne Hathaway, em um gênero em que quase ninguém imaginou, há alguns anos, que ela pudesse se sair bem. A ameaça é Sally Field, por “Lincoln”.
Melhor Filme de Animação
“Valente”
“Frankenweenie”
“A Origem dos Guardiões”
“Hotel Transylvania”
“Detona Ralph”
Comentário: A dúvida paira na categoria de animação, talvez por não ter sido um dos melhores anos para o estilo. A receptividade de “Valente” não foi lá essas coisas, então a disputa deve ficar entre “Detona Ralph”, que eu acredito que vencerá pelo saudosismo do tema, e “Frankenweenie”.
Melhor Filme Estrangeiro
“Amor” (Áustria)
“O Amante da Rainha” (Dinamarca)
“Intocáveis” (França)
“Ferrugem e Osso” (França)
“Kon-Tiki” (Noruega, Reino Unido, e Dinamarca)
Comentário: Haneke é o favorito. Nem mesmo a empatia de “Intocáveis” deve ameaçar o troféu.
Melhor Roteiro
Mark Boal (A Hora Mais Escura)
Tony Kushner (Lincoln)
David O Russell (O Lado Bom da Vida)
Quentin Tarantino (Django Livre)
Chris Terrio (Argo)
Comentário: Filmes históricos levam vantagem por aqui. Caso “Argo” vença mesmo Melhor Drama, “Lincoln” deve ficar com roteiro. Ou vice-versa. Outra opção é “Django Livre”. Como não há distinção entre roteiro original e adaptado, essa acaba sendo uma das categorias mais duvidosas.
Melhor Canção Original em Filme
“Skyfall” (007 – Operação Skyfall) – Adele, Paul Epworth
“Suddenly” (Os Miseráveis) – Claude-Michel Schönberg, Alain Boublil, Herbert Kretzmer
“Safe And Sound” (Jogos Vorazes) – Taylor Swift, John Paul White, Joy Williams, T-Bone
“For You” (Ato de Valor) – Keith Urban, Monty Powell
“Not Running Anymore” (Stand Up Guys) –Jon Bon Jovi
Comentário: A presença de Adele na cerimônia dos Globos não virou pauta mundial à toa. Ela é a favorita e se enquadra no perfil da Associação. Afinal, a imprensa ama a cantora de Someone Like You. Já no Oscar….
Melhor Trilha Sonora
Mychael Danna (As Aventuras de Pi)
Alexandre Desplat (Argo)
Dario Marianelli (Anna Karenina)
Tom Tykwer (A Viagem)
John Williams (Lincoln)
Comentário: Eu tinha marcado Mychael Danna, já que, segundo meus votos, “As Aventuras de Pi” não levaria nada no Globo de Ouro. Mas o trabalho de John Williams em filmes históricos e, principalmente, em parceria com Spielberg, é sempre surpreendente.
Informo ainda que sou péssimo em chutes, principalmente se eu não assisti aos concorrentes, como é o caso. Tentei fazer um balanço das possibilidades do Globo de Ouro, que esse ano está cheio de si e cada vez mais interessado nos holofotes.
A decisão do Oscar em divulgar seus concorrentes antes da premiação da Associação inflou o ego dos votantes, que se achavam essenciais demais na decisão da Academia. Nunca foi verdade. Não por culpa da Associação, mas do conservadorismo dos votantes do Oscar e do processo de votação (antes cédulas, hoje digital – que atrapalhou a compreensão de vários membros e talvez tenha gerado anulações de votos).
De toda forma, é sempre uma delícia assistir aos Globos, pela informalidade e descontração. E principalmente porque esse ano promete ser o mais divertido de todos, já que Tina Fey e Amy Poehler serão as apresentadoras.
E amanhã farei a cobertura completa aqui no blog!