Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas de cinema que serão realizadas no 14º NOIA – Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Os cursos acontecem de 03 a 06 de novembro em diferentes pontos de Fortaleza (CE), ministrados por experientes profissionais locais.
As oficinas ofertadas são: Bricolagem Audiovisual (Audiovisual Remix), com Vitor Grilo; Cinema de Animação, com André Dias; GPSCinema / Cinema Interativo no Smartphone, com David da Paz, e Gravação de Videoclipe, com Patrícia Dourado. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de outubro pelo site oficial.
O NOIA também abre seleção de banda universitária cearense, de qualquer estilo musical, para gravação de um videoclipe em estúdio e realização do show de encerramento do Festival no dia 06 de novembro, na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Interessados devem consultar regulamento e preencher ficha de inscrição até o dia 26 de outubro também pelo site do evento.
OFICINAS
Bricolagem Audiovisual (Audiovisual Remix)
Ementa: A oficina é baseada no tripé Trajetória – Referências – Técnicas e tecnologias. Três caminhos que se complementam na construção das obras/narrativas. Tem como objetivo compartilhar um método de construção de narrativas e obras audiovisuais por meio da montagem de imagens e sons já disponíveis utilizando de ferramentas de edição não linear e de edição ao vivo.
Facilitador: Vitor Grilo é coordenador adjunto da Escola Pública de Cultura Digital da Vila das Artes, comunicador e realizador audiovisual com mais de 6 anos de experiência no mercado de comunicação em Fortaleza. Já ministrou oficinas e realizou vídeos institucionais para vários eventos da cidade, dentre eles Ponto.Ce, Feira da Música, For Rainbow e Festival Noia.
Data: 03 a 06 de novembro
Horário: 13 às 17h
Local: Vila das Artes/ Laboratório de Mídias Interativas
Vagas: 15 alunos
Cinema de Animação
Ementa: Objetiva produzir um curta de até 1 minuto com a técnica pixilation, através da utilização de brinquedos óticos, técnicas da animação, análise de filmes e prática em animação pixilation.
Facilitador: André Dias é Instrutor e Diretor de Cinema de Animação. Em 1997 finalizou seu primeiro curta autoral “Anoitecer”. Também nesse ano assinou a Assistência de Direção e Animação do premiado curta “Campo Branco”. Coordenou o Núcleo de Cinema de Animação do Ceará/Casa Amarela Eusélio Oliveira de 2000 a 2004. Ministrou cursos e oficinas em diversas Instituições (Vila das Artes, CUCA Mondubim, Centro Cultural BNB, Curta Ceará, Curta Canoa).
Data: 03 a 06 de novembro
Horário: 14 às 18h
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira/NUCA
Vagas: 15 alunos
GPScinema / Cinema Interativo no Smartphone
Ementa: A oficina objetiva proporcionar aos interessados diversas possibilidades de engendrar aplicações para smartphones, com o intuito de promover uma reflexão sobre os conceitos do campo da arte, do audiovisual e das novas tecnologias ligadas às mídias locativas.
Facilitador: David da Paz é artista híbrido e educador, integra o Coletivo Curto-Circuito, foi coordenador do Laboratório de Arte Pública/Liquidificador Sem Tampa e do projeto SITUACIONAUTAS, inventando Situ-Ações performativas e navegando por trajetórias entre signos no espaço público urbano dentre outros projetos.
Data: 03 a 06 de novembro
Horário: 14 às 17h
Local: Casa de Cultura Digital (Praia de Iracema vizinho ao Largo do Mincharia)
Vagas: 15 alunos
Gravação de Videoclipe
Ementa: Objetiva a gravação de um videoclipe através de técnicas de argumento e pré-roteiro, decupagem, gravação e edição.
Facilitadora: Patrícia Dourado é roteirista e professora de audiovisual. Formada em Letras pela UFC e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, desenvolve pesquisa na linha de narrativa audiovisual e processo de criação.
Data: 03 a 06 de novembro
Horário: 13 às 17h
Local: IATEC Fortaleza
Vagas: 15 alunos