Setenta e duas produções de países latino-americanos e da Península Ibérica competem no 20º Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo nas categorias ficção e documentário de longas, médias e curtas-metragens. São 16 longas-metragens e 56 curtas e médias-metragens nas mostras competitivas. O Brasil comparece com 26 trabalhos, entre eles uma coprodução com Estados Unidos e uma com a Espanha. O festival acontece de 04 a 16 de junho no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM).
Além da competitiva, 31 produções serão exibidas em duas mostras: Arte Cinesul e Cinesul Criança. E o homenageado deste ano é o cineasta argentino Eliseo Subiela, autor de entre outros de Paisajes devorados, protagonizado pelo cineasta também argentino Fernando Birri. Subiela virá ao Rio para apresentar seus filmes. O evento é gratuito. Veja a lista dos selecionados:
Longa Documentário
– Calafate, Zoológicos Humanos, de Hans Mülchi Bremer (Chile)
– Gimme the power, de Olallo Rubio (México)
– Mi Amiga Bety, de Diana Garay (México)
– Moreno, de Virna Molina y Ernesto Ardito (Argentina)
– Blackie: una vida en blanco y negro, de Alberto Ponce (Argentina)
– Mataram meu irmão, de Cristiano Burlan (Brasil)
– Retrato Peruano del Perú, de Carlos Sanchez e Sofia Velázquez (Peru)
– Belo Monte, Anúncio de uma Guerra, de André D’ Elia (Brasil)
Longa Ficção
– Rodante, de Ariel Soto (Bolívia)
– Brecha en el Silencio, de Luis y Andrés Rodríguez (Venezuela)
– La Cebra, de J. Fernando León R. (México)
– El Sexo de las Madres, de Alejandra Marino (Argentina)
– A Coleção Invisível, de Bernard Attal (Brasil)
– La llamada, de David Nieto Wenzell (Equador/Argentina/Alemanha)
– Florbela, de Vicente Alves do à (Portugal)
– La pasión de Michelangelo, de Esteban Larrain (Chile)
Curta Fição
– Nubes, de Manuel Abramovich (Argentina)
– Linear, de Amir Admoni (Brasil)
– A Dama do Estácio, de Eduardo Ades (Brasil)
– O Pesar da Dúvida, de Rafael Nani (Brasil)
– A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida (Brasil) (foto)
– Elefante na Sala, de Guilherme Petry (Brasil)
– Abismo, de Aleques Eiterer (Brasil)
– Dicionário, de Ricardo Weschenfelder (Brasil)
– Exit, de Eduardo del LLano (Cuba)
– R, la maldita ilusión, de Carlos Ortiz (Cuba)
– El ingenio, de Rosario Fuentenebro Yubero (Espanha)
– AQUEL NO ERA YO, de Esteban Crespo (Espanha)
– Libre directo, de Bernabé Rico (Espanha)
– No tiene gracia, de Carlos Violadé (Espanha)
– Perrito Chino, de Fran Gil-Ortega (Espanha)
– Primerísimo primer plano genital, de David Planell (Espanha)
– Velando a los muertos, de Sebastián Álvarez (Espanha)
– La Luz del Mundo, de Fernando J. Martinez y Alfonso Garcia (Espanha)
– La Primera Noche, de Eduardo Moyano (Espanha)
– No Aguanto a tus Padres, de Javier Cano (Espanha)
– Max, de Pere Soles y David Perez (Espanha)
– The acrobat, de Gerardo Herrero (Espanha)
– Dos de tres, de Paulina Rosas (México)
– Defectuosos, de Gabriela Martinez Garza (México)
– Un domingo cualquiera, de Claudia de la Cabada (México)
– El Jazz, de Andrés Peralta (México)
– Lucy contra los límites de la voz, de Mónica Herrera (México)
– Quince años, de Liliana Torres (México)
– El último consejo, de Intandehui Jansen (México)
– El Acompañante, de Alvaro Delgado-Aparicio (Peru)
– Hija de Puta, de Alexandra Bas (Venezuela)
Curta Documentário
– O Som do Limão, de Gabriel Barrella (Brasil)
– Cowboy, de Tarcisio Lara Puiati (Brasil)
– Gericinó – Do Lado De Fora, de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra (Brasil)
– Boi Fantasma, de Rogério Nunes & José Silveira (Brasil)
– Marias, de Wes Gondim (Brasil)
– Dois Mundos – a busca do outro, de Luiz Eduardo Jorge (Brasil)
– Leve-me Pra Sair, de José Agripino (Brasil)
– Pedra da Memória, de Renata Amaral (Brasil)
– Atenciosamente, Lo Turco, de Debora Guimarães (Brasil)
– Bonfanti, de Adriana Nolasco & Camila Marquez (Brasil)
– Exu – Além do Bem e do Mal, de Werner Salles Bagetti (Brasil)
– São Paulo Miniatura, de Wiland Pinsdorf (Brasil)
– Piove, il film di Pio, de Thiago Brandmarte Mendonça (Brasil)
– Our World Insideout: Brazil, de Isabela Alzuguir (Brasil / EUA)
– A Onda Traz, O Vento Leva, deGabriel Mascaro (Brasil/Espanha)
– Tuchin, de David Covo Camacho (Colômbia)
– Sinfonía de Mercado, de Jimena Sarmiento, Helena Salguero (Colômbia)
– Copa y Espada, de Lourdes de los Santos (Cuba)
– Pero la noche, de Gretel MARÍN PALACIO (Cuba)
– Celac, un sonido para el mundo, de Jordi Abusada (Espanha)
– Haití, tierra de esperanza, de Asier Reino (Espanha)
– Adiós padresitos, de Javier Macipe (Espanha /Equador)
– Yuban (tierra viva), de Yaasib Vazquez (México)
– El Sentido de la Justicia, de Laura Salas (México)