A Academia Brasileira de Cinema anunciou os longas e curtas selecionados para o XII Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. São 25 categorias e o público pode ajudar a escolher os vencedores votando no site ou na fanpage a partir de sexta-feira (25). “Gonzaga – De Pai pra Filho” foi o longa mais indicado, com 15 citações, seguido de “Xingu”, de Cao Hamburger, com 13. A premiação acontece no dia 13 de novembro, às 21 horas, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil, na TV e em seu site.
Veja abaixo a lista de indicações:
Melhor Longa de Ficção
“Corações Sujos”, de Vicente Amorim
“Febre do Rato”, de Claudio Assis
“Gonzaga – De Pai pra Filho”, de Breno Silveira (foto acima)
“Heleno”, de José Henrique Fonseca
“Xingu”, de Cao Hamburger
Melhor Longa Documentário
“5x Pacificação”, de Cadu Barcellos, Luciano Vidigal, Rodrigo Felha e Wagner Novais.
“A Música Segundo Tom Jobim”, de Dora Jobim e Nelson Pereira dos Santos.
“Raul – O Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho
“Tropicália”, de Marcelo Machado
“Uma Longa Viagem”, de Lucia Murat
Melhor Longa Infantil
“31 Minutos”, de Álvaro Díaz e Pedro Peirano.
“Brichos – A Floresta é Nossa”, de Paulo Munhoz.
“Cocoricó Conta Clássicos”, de Fernando Gomes.
“Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo.
Melhor Longa de Animação
“Brichos – A Floresta é Nossa”, de Paulo Munhoz.
“Peixonauta – Agente Secreto da O.S.T.R.A”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo.
Melhor Direção
Afonso Poyart, por “2 Coelhos”
Breno Silveira, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Cao Hamburger, por “Xingu”
Claudio Assis por “Febre do Rato”
Walter Carvalho, por “Raul – O Início, o Fim e o Meio”
Melhor Atriz
Alessandra Negrini, por “2 Coelhos”
Dira Paes, por “À Beira do Caminho”
Hermila Guedes, “Era uma Vez eu, Verônica”
Nanda Costa, por “Febre do Rato”
Simone Spoladore, por “Sudoeste”
Melhor Ator
Caio Blat, por “Xingu” (foto acima)
Daniel de Oliveira, por “Boca”
João Miguel, por “Xingu”
Júlio Andrade, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Rodrigo Santoro, por “Heleno”
Melhor Atriz Coadjuvante
Andrea Beltrão, por “Os Penetras”
Ângela Leal, por “Febre do Rato”
Dira Paes, por “Sudoeste”
Leandra Leal, por “Boca”
Zezé Motta, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Melhor Ator Coadjuvante
Ângelo Antônio, por “À Beira do Caminho”
Claudio Cavalcanti, por “Astro, uma Fábula Urbana em um Rio de Janeiro Mágico”
Domingos Montagner, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Eduardo Moscovis, por “Corações Sujos”
João Miguel, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Melhor Direção de Fotografia
Adrian Teijido, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Adriano Goldman, por “Xingu”
Lula Carvalho, por “Paraísos Artificiais”
Rodrigo Monte, por “Corações Sujos”
Walter Carvalho, por “Heleno”
Melhor Direção de Arte
Cassio Amarante, por “Xingu”
Claudio Amaral Peixoto, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Claudio Amaral Peixoto, por “Paraísos Artificiais”
Daniel Flaksman, por “Corações Sujos”
Marlise Storchi, por “Heleno”
Melhor Figurino
Ana Avelar e Claudia Kopke, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Claudia Kopke, por “Paraísos Artificiais”
Cristina Kangussu, por “Corações Sujos” (foto acima)
Rita Murtinho, por “Heleno”
Verônica Julian, por “Xingu”
Melhor Maquiagem
Anna Van Steen, por “Xingu”
Doel Sauerbronn, por “2 Coelhos”
Lu Moraes, por “Reis e Ratos”
Marilu Mattos, por “Corações Sujos”
Martín Marcías Trujillo, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Martín Marcías Trujillo, por “Heleno”
Melhor Efeito Visual
Carlos Faia, Gus Martinez e Xico de Deus, por “2 Coelhos”
Claudio Peralta, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Hugo Gurgel, por “Xingu”
Robson Sartori, por “Paraísos Artificiais”
Sergio Farjalla Jr, por “Corações Sujos”
Melhor Roteiro Original
Afonso Poyart, por “2 Coelhos”
Anna Muylaert, Cao Hamburger e Elena Soarez, por “Xingu”
Felipe Bragança, Fernando Castets e José Henrique Fonseca, por “Heleno”
Hilton Lacerda, por “Febre do Rato”
Patrícia Andrade, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Melhor Roteiro Adaptado
Carlos Gerbase, por “Menos que Nada”, adaptado do conto “O Diário de Redengonga”, de Arthur Schnitzler
David França Mendes, por “Corações Sujos”, adaptado da obra “Corações Sujos”, de Fernando Morais
Flavio Frederico e Mariana Pamplona, por “Boca”, adaptado da obra “Boca do Lixo”, de Hiroitode Moraes Joanides
Helena Ignez, por “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, adaptado da Obra “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla
Lusa Silvestre e Marcelo Rubens Paiva, por “E ai… Comeu?”, adaptado da obra teatral “E ai…Comeu?”, de Marcelo Rubens Paiva
Melhor Montagem de Ficção
Afonso Poyart, André Toledo e Lucas Gonzaga, por “2 Coelhos”
Diana Vasconcellos, por “Corações Sujos”
Gustavo Giani e Vicente Kubrusly, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Gustavo Giani, por “Xingu”
Sergio Mekler, por “Heleno”
Melhor Montagem de Documentário
Jordana Berg, por “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”
Luelane Correa, por “A Música Segundo Tom Jobim” (foto acima)
Oswaldo Santana, por “Tropicália”
Pablo Ribeiro, por “Raul – O Início, o Fim e o Meio”
Vânia Debs, por “Marighella”
Melhor Som
Alessandro Laroca, Armando Torres Jr. e Valéria Ferro, por “À Beira do Caminho”
Alessandro Laroca, Armando Torres Jr., Eduardo Virmond Lima e Leandro Lima, por “Paraísos Artificiais”
Alessandro Laroca, Armando Torres Jr., Eduardo Virmond Lima e Paulo Ricrado Nunes, por “Xingu”
Alessandro Laroca, Armando Torres Jr.; Eduardo Virmond Lima, Renato Calaça e Valéria Ferro, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
André Tadeu, Rodrigo Ferrante, Lia Camargo e Tide Borges, por “2 Coelhos”
Melhor Trilha Sonora
Alexandre Kassin, por “Tropicália”
Caetano Veloso e Mauro Lima, por “Reis e Ratos”
Helena Ignez, Lucio Branco, Rodrigo Lima e Sinai Sganzerla, por “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha”
Paulo Jobim, por “A Música Segundo Tom Jobim”
Plínio Profeta, por “E aí… Comeu?”
José Miguel Miranda e José Miguel Tobar, por “Violeta Foi para o Céu”
Melhor Trilha Sonora Original
Akihiko Matsumoto, por “Corações Sujos”
André Abujamra e Marcio Nigro, por “2 Coelhos”
Berna Ceppas, por “Gonzaga – De Pai pra Filho”
Berna Ceppas, por “Heleno”
Beto Villares, por “Xingu”
Melhor Curta Ficção
“A Mão que Afaga”, de Gabriela Amaral Almeida
“A Melhor Idade”, de Angelo Defanti
“A Onda Traz o Vento Leva”, de Gabriel Mascaro
“Laura”, de Thiago Valente
“O Duplo”, de Juliana Rojas (foto acima)
Melhor Curta Documentário
“A Cidade”, de Liliana Sulzbach
“Desterro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes
“Elogio da Graça”, de Joel Pizzini
“Filme Para Poeta Cego”, de Gustavo Vinagre
“Quem Tem Medo de Cris Negão?”, de René Guerra
Melhor Curta Animação
“Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues
“Dia Estrelado”, de Nara Normande
“O Ogro”, de Márcio Junior e Márcia Derétti
“Realejo”, de Marcus Vinícius Vasconcelos
“Valquíria”, de Luiz Henrique Marques
Melhor Longa Estrangeiro
“A Invenção de Hugo Cabret” (EUA), de Martin Scorsese
“A Separação” (Irã), de Asghar Farhadi
“Argo” (EUA), de Ben Affleck
“As Aventuras de Pi” (EUA), de Ang Lee
“Intocáveis” (França), de Olivier Nakache e Eric Toledano