Discutir a pluralidade sexual e de gênero por meio do cinema é uma das propostas do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, que começa nesta sexta (28) no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, em Fortaleza. A Mostra Competitiva Internacional exibirá seis longas-metragens e 18 curtas.
O público cativo, somando em média de 5 mil pessoas por ano, poderá acompanhar produções do Brasil, Argentina, Reino Unido, Austrália, Hong Kong, França, Alemanha, Estados Unidos, Espanha e Holanda. A curadoria foi composta pela atriz e dramaturga Paula Lice, pelo programador do Dragão-Fundação, Salomão Santana, e pelo cineasta Leandro Tadashi.
Entre os longas em destaque estão “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro; “Favela Gay”, de Rodrigo Felha; e “Toda Terça-Feira”, de Sophie Hyde. Os premiados curtas “Aceito”, de Felipe Cabral, e “O Clube”, de Allan Ribeiro, também estão na programação. Todas as sessões são abertas ao público.
A oitava edição do festival integra o calendário cultural do Ceará como importante instrumento agregador artístico, em contraponto à discriminação sexual na sociedade. A programação também promoverá sessões especiais e apresentações de teatro, música e dança.
Nesta edição, o For Rainbow vai contar com uma mostra em comemoração aos 12 anos do coletivo As Travestidas. O grupo vem produzindo trabalhos focados em arte e transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais tolerante e menos discriminatória. O festival traz uma mostra de repertório com exposição dos trabalhos do grupo, oficinas, exibições de vídeo e debates. Acesse o site.