CineOP 2013 – Mostra de Cinema de Ouro Preto

Mazzaropi

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua oitava edição, de 12 a 17 de junho, tendo como eixo de sua programação histórica o tema “1964-1969: O Cinema Brasileiro entre o Golpe e o AI-5”, antecipando as reflexões sobre os 50 anos do Golpe de 64. Já na temática preservação, a discussão irá girar em torno da temática “Tempo de Compartilhamento”, apresentando as transformações da cultura no século XXI, em que o audiovisual assumiu papel central. E a temática educação, apresentará diversas experiências criativas com cinema de formação e produção audiovisual com cineastas, professores e estudantes.

Representando os cineastas desse período, a CineOP homenageará nesta edição o diretor Walter Lima Jr, um dos mais representativos realizadores do cinema brasileiro. Nascido em Niterói, em 1938, Walter Lima Jr formou-se em direito na Universidade Federal Fluminense, sem nunca contato ter exercido a profissão. Sua formação cinematográfica se deu através da escrita e da cinefilia: crítico de cinema do então influente Correio da Manhã, sempre foi um assíduo frequentador de cineclubes. Seus dois primeiros filmes – Menino de Engenho e o filme de abertura da 8aCineOP, Brasil Ano 2000 – foram realizados dentro do período analisado nesta edição do evento.

Enquanto a temática histórica aborda o período sombrio de nossa história , a temática preservação da 8ª CineOP propõe pensar a preservação audiovisual em tempo de compartilhamento. No contexto da Temática Preservação, a CineOP vai prestar homenagens ao pesquisador e documentarista mineiro Jurandyr Noronha. Nascido em Juiz de Fora, em 1916, escreveu sobre cinema em diversos veículos, como a Cinearte e a Cena Muda, além de ter realizado inúmeros documentários. Sua atuação mais marcante, entretanto, sempre foi no trabalho em defesa da memória do cinema brasileiro – como na criação do Museu do Cinema, que reúne equipamentos antigos utilizados na produção cinematográfica nacional. Além da homenagem, Jurandyr Noronha será nomeado também Presidente de Honra da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, entidade criada e fundada durante a realização da 3ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (2008) que agrega profissionais, arquivos, acervos e instituições de preservação audiovisual de todo o país.

Veja a programação completa no site.

(Visited 13 times, 1 visits today)