Canal Brasil homenageia o centenário do cinema cearense com programação especial

Mais Pesado é o Céu, dirigido por Petrus Cariry, abre a programação especial do Canal Brasil

Para celebrar o centenário do cinema cearense, o Canal Brasil preparou uma maratona especial no dia 15 de outubro, a partir da 0h, com 14 filmes dirigidos por cineastas nascidos no estado. A data marca a exibição do primeiro filme produzido no Ceará e dirigido por Adhemar Bezerra de Albuquerque: o curta-metragem “Temporada Maranhense de Foot-Ball no Ceará”. A programação também inclui uma série de entrevistas inéditas sobre as celebrações deste marco no Cinejornal, apresentado por Simone Zuccolotto.

A comemoração dos 100 anos do cinema cearense é saudada com homenagem à produtora LC Barreto, fundada pelo cearense Luiz Carlos Barreto, e ao lançamento da 34ª edição do Cine Ceará – Festival Iberoamericano de Cinema, evento cinematográfico mais importante da região, que acontece entre os dias 9 a 15 de novembro. Simone Zuccolotto entrevistou pessoas ilustres nesse processo, como José Alves Neto, diretor do Cine Teatro São Luiz, o mais antigo de Fortaleza; Silas De Paula, diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará; o cineasta Rosemberg Cariry; a produtora local Ticiana Augusto; e Luiz Carlos Barreto, que disse: “Minha energia vem da existência do povo cearense!”.

A maratona especial apresenta os longas-metragens: Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry, inédito no canal; Greta, de Armando Praça; O Clube dos Canibais, de Guto Parente; O Céu de Suely, de Karim Aïnouz; Um Jóquei Cearense na Coréia, de Guto Parente e Mi-Kying Oh; A Jangada de Welles, de Firmino Holanda e Petrus Cariry; O Shaolin do Sertão, de Halder Gomes; Fortaleza Hotel, de Armando Praça; Cine Holliúdy, de Halder Gomes; Corisco e Dadá, de Rosemberg Cariry, em sua versão remasterizada; Rânia, de Roberta Marques; e A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes. Também fazem parte da programação dois curtas-metragens: A Beleza de Rose, de Natal Portela; e Fôlego Vivo, da Associação dos Indígenas Kariri de Poço Dantas-Umari e Lígia Marina.

Confira os horários e detalhes sobre os filmes:

Maratona Centenário do Cinema Cearense no Canal Brasil
Horário: Terça, 15/10, a partir da 0h
Cinejornal com Simone Zuccolotto

Horário: Terça, 15/10, à 0h
Mais Pesado é o Céu (2023) (98’) – Inédito
Horário: Terça, 15/10, à 0h30 e às 18h15
Classificação: 16 anos
Direção: Petrus Cariry
Sinopse: Depois de acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio, e os dois começam uma jornada pelas estradas. Eles compartilham um passado em comum, que são as lembranças de uma cidade submersa no fundo de uma represa.

Greta (2019) (97’)
Horário: Terça, 15/10, às 2h10
Classificação: 18 anos
Direção: Armando Praça
Sinopse: Pedro, um enfermeiro gay de 70 anos, cuida de Daniela, sua amiga trans. Para encontrar uma cama vazia no hospital, ele decide ajudar um criminoso preso e ferido a escapar.

O Clube dos Canibais (2018) (81’)
Horário: Terça, 15/10, às 3h50
Classificação: 18 anos
Direção: Guto Parente
Sinopse: Otávio e Gilda são da elite brasileira. Os dois têm como hábito comer seus funcionários. Quando Gilda acidentalmente descobre um segredo de Borges, um líder do clube, ela acaba colocando sua vida e a de seu marido em perigo.

O Céu de Suely (2006) (90′)
Horário: Terça, 15/10, às 5h10
Classificação: 16 anos
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: Para levantar fundos, uma jovem mulher que vive no nordeste do Brasil decide rifar seu próprio corpo.

Um Jóquei Cearense na Coréia (2022) (75’)
Horário: Terça, 15/10, às 6h35
Classificação: 10 anos
Direção: Guto Parente e Mi-Kying Oh
Sinopse: Um cavaleiro brasileiro na Coreia do Sul. A vida cotidiana e os desafios de Antonio Davielson e sua família vivendo em um país estrangeiro do outro lado do planeta.

A Jangada de Welles (2019) (75’)
Horário: Terça, 15/10, às 7h55
Classificação: 12 anos
Direção: Firmino Holanda e Petrus Cariry
Sinopse: O jangadeiro Manuel Jacaré foi engolido pelo mar quando Orson Welles filmava É Tudo Verdade, em 1942. O fato evoca lembranças da ditadura do Estado Novo, da Segunda Guerra Mundial, da luta dos pescadores cearenses por direitos trabalhistas e moradia em seu espaço tradicional — alvo da especulação imobiliária.

O Shaolin Do Sertão (2016) (100′)
Horário: Terça, 15/10, às 9h15
Classificação: 10 anos
Direção: Halder Gomes
Sinopse: Aluízio Li, um aficionado e alienado por filmes de artes marciais no interior do Ceará nos anos 80, vê seu mundo lúdico e inocente em xeque quando um lutador profissional aposentado resolve desafiar todos os valentões da cidade.

Fortaleza Hotel (2021) (77’)
Horário: Terça, 15/10, às 11h
Classificação: 14 anos
Direção: Armando Praça
Sinopse: Pilar, uma jovem empregada de hotel, conhece Shin, um hóspede sul-coreano de meia-idade. Seus planos dão errado e, apesar de tudo o que os separa, acabam se aproximando e estabelecendo uma relação de solidariedade.

A Beleza de Rose (2020) (20’)
Horário: Terça, 15/10, às 12h20
Classificação: Livre
Direção: Natal Portela
Sinopse: Um dia na vida.” A sinopse do filme pega emprestado um dos títulos do cineasta Eduardo Coutinho e ficcionaliza um dia comum na vida de muitas garotas brasileiras para, a partir disso, falar sobre a imagem e o imaginário racial brasileiro. O curta acompanha a personagem Rose em sua busca por uma vaga de emprego, e reflete como o racismo estrutural está entranhado no cotidiano do nosso país.

Fôlego Vivo (2021) (25’)
Horário: Terça, 15/10, às 12h45
Classificação: Livre
Direção: Associação dos Indígenas Kariri de Poço Dantas-Umari e Lígia Marina
Sinopse: O filme apresenta uma comunidade indígena do povo kariri, situada na Chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), reflete acerca da água: o mito indígena de recriação do mundo junto com as águas contra o mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas e das corpas humanas e não-humanas que habitam o Rio São Francisco.

Cine Holliúdy (2012) (91’)
Horário: Terça, 15/10, às 13h15
Classificação: 12 anos
Direção: Halder Gomes
Sinopse: Cine Holliúdy se passa no interior do Ceará, na década de 1970. A popularização da TV permitiu que os habitantes da cidade desfrutassem de um bem até então desconhecido. Porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. É aí que Francisgleydisson (Edmilson Filho) entra em ação. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento.

Corisco e Dadá (1996) (112’) – Remasterizado
Horário: Terça, 15/10, às 14h50
Classificação: 14 anos
Direção: Rosemberg Cariry
Sinopse: O cruel e corajoso bandido brasileiro chamado Corisco, que vive no sertão do Nordeste, uma região árida, estupra Dadá, de 12 anos, que se torna sua mulher, seguindo-o e sua gangue. Embora devessem lutar contra a injustiça social, eles aterrorizaram as pequenas aldeias ao longo do caminho.

Rânia (2011) (85’)
Horário: Terça, 15/10, às 16h45
Classificação: 14 anos
Direção: Roberta Marques
Sinopse: Rânia é uma adolescente que mora no morro de Santa Teresinha, na cidade de Fortaleza. Seus dias ocupados também são ocupados pelo sonho de ser dançarina. A melhor amiga de Rânia, Zizi, a apresenta à ‘Sereia da Noite’, um bar local onde diversão, dança, dinheiro e sexo agitam a noite. Quando Rânia conhece a coreógrafa Estela, ela ficará dividida entre a possibilidade de ganhar dinheiro na boate e a vontade de se tornar uma “dançarina de verdade”.

A Filha do Palhaço (2022) (104’) – Inédito
Horário: Terça, 15/10, às 20h
Classificação: 16 anos
Direção: Pedro Diógenes
Sinopse: Aos 14 anos, Joana aparece para passar uma semana na companhia do pai, Renato, humorista que se apresenta em diversos ambientes interpretando o personagem Silvanelly. E nessa semana eles aprenderão a se reconhecer.

(Visited 4 times, 1 visits today)