Principal expoente da chamada geração New Hollywood, que ergueu o cinema de autor nos Estados Unidos, Francis Ford Coppola está entre os grandes diretores do cinema em todos os tempos. Agora, o Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília e o Cine Brasília acolhem a mostra “Francis Ford Coppola: O Cronista da América”, que promete exibir a filmografia completa do cineasta.
A retrospectiva acontece de 25 de junho a 20 de julho, simultaneamente nos dois espaços. Para a abertura, no dia 25, uma grande festa no hall do Cine Brasília, a partir das 19h, com apresentação das gêmeas DJs Tema e Selma. E em seguida à exibição de “Virgínia”, mais recente filme de Coppola, show com a banda brasiliense de pop rock Sexy Fi. O local contará com serviços de Foodtruck e a festa se estenderá até as 23h.
“Francis Ford Coppola: O Cronista da América” exibirá os títulos em 35 mm, em DCP e em digital. Inédita no Brasil, a mostra abrange o início da carreira do diretor, com os “skin flicks” “Tonight for Sure” e “The Bellboy and the Playgirls”, passa por “Demência 13”, o terror B que Coppola fez para o produtor Roger Corman, pelos sucessos de público e de crítica dos anos 1970 (filmes com a saga da família Corleone, por exemplo), bem como pela fundação dos estúdios Zoetrope (fase do belo Do Fundo do Coração), e se encerra na última fase do cineasta, experimentando técnicas do digital (“Tetro”) e do 3D (“Virgínia”).
No total, são 27 longas-metragens: 25 com direção de Francis Ford Coppola, mais dois documentários que têm o diretor como tema. Haverá ainda um debate gratuito para repassar a importância do cineasta no panorama do cinema mundial e sua singularidade. A mostra será acompanhada de catálogo, com textos exclusivos. Depois de Brasília, a Mostra segue para São Paulo.