48ª MOSTRA SP | Veja a lista completa dos filmes programados

Dahomey, dirigido pela franco-senegalesa Mati Diop, venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Documentário integra a programação da 48ª Mostra SP

Com mais de 400 filmes confirmados na programação, a 48ª Mostra Internacional de Cinema acontece em São Paulo entre os dias 17 e 30 de outubro. As obras representam 82 países e serão exibidas em 29 salas de cinemas, espaços culturais e CEUS espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. A Mostra tem um aplicativo exclusivo onde é possível conferir a programação, comprar ingressos e ler notícias do festival. Além dele, a plataforma Mobiload disponibiliza recurso de acessibilidade para 28 filmes da seleção.

O cartaz da 48ª Mostra é uma arte do cineasta indiano Satyajit Ray, que ganha homenagem com uma retrospectiva de sete títulos, todos realizados entre 1955 e 1966. O cinema indiano é um dos principais destaques da 48ª Mostra, que exibirá cerca de 30 filmes: são longas produzidos nas mais variadas regiões da Índia, premiados nos principais festivais internacionais ou restaurados, que mostram a diversidade do país.

A 1ª Mostrinha, dedicada à infância e à juventude, tem abertura em 17 de outubro, na Sala São Paulo, com a exibição de A Arca de Noé, de Sérgio Machado e Alois di Leo. A Mostrinha também homenageia os 30 anos do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura, e os 25 anos do filme homônimo de Cao Hamburger baseado na série. O escritor e cartunista Ziraldo, morto em 2024, também será celebrado com a exibição dos dois filmes sobre o Menino Maluquinho, personagem mais conhecido do autor.

O júri da 48ª Mostra é composto pela produtora argentina Hebe Tabachnik, pelo ator português Gonçalo Waddington, pelo norte-americano Kyle Stroud, pelo crítico francês Thierry Meranger, pela atriz brasileira Camila Pitanga e pelo cineasta iraniano Mohsen Makhmalbaf. A Netflix volta a entregar um prêmio no festival a um filme brasileiro que ainda não tenha contrato com um serviço de streaming. Já o Prêmio Paradiso reconhecerá um dos filmes da Mostra Brasil para apoiar a distribuição da obra. O coletivo BRA.DA, de diretoras de arte do Brasil, entregará um prêmio para direção de arte.

A programação exibirá diversas obras restauradas, entre elas Também Somos Irmãos (1949), de José Carlos Burle, restaurado pela Cinemateca Brasileira e um dos primeiros filmes a abordar o racismo no Brasil, e o curta inédito Auto de Vitória (1966), do baiano Geraldo Sarno, com sessão com debate com o cantor Tom Zé. Em homenagem a Rogério Sganzerla, morto há 20 anos, a Mostra exibe a versão digitalizada do longa Abismu (1977), que teve roteiro e direção do catarinense. A nova cópia do filme foi exibida no Festival de Locarno em 2023. Também será exibida em memória aos 50 anos da Revolução dos Cravos a cópia restaurada de Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros, vencedor do prêmio do júri de melhor filme da 24ª Mostra.

Veja a lista completa dos filmes que integram a programação da 48ª Mostra SP:

PERSPECTIVA INTERNACIONAL
2073
(2073), de Asif Kapadia (Reino Unido)
A Arte do Caos (Scorched Earth), de Thomas Arslan (Alemanha)
A Casa (La Casa), de Álex Montoya (Espanha)
A Cozinha (La Cocina), de Alonso Ruizpalacios (México, Estados Unidos)
A Lista (The List), de Hana Makhmalbaf (Irã, Afeganistão, Reino Unido)
A Morte Virá (Death Will Come), de Christoph Hochhäusler (Alemanha, Luxemburgo, Bélgica)
A Pedra Sonha Dar Flor (The Stone Dreams To Blossom), de Rodrigo Areias (Portugal)
A Piscina de Estímulos (The Stimming Pool), de The Neurocultures Collective, Benjamin Brown, Georgia Bradburn, Sam Chown-Ahern, Robin Elliott-Knowles, Lucy Walker, Steven Eastwood (Reino Unido)
A Prisioneira de Bordeaux (Visiting Hours), de Patricia Mazuy (França)
A Redação (The Editorial Office), de Roman Bondarchuk (Ucrânia, Alemanha, Eslováquia, República Tcheca)
A Savana e a Montanha (Savanna and the Mountain), de Paulo Carneiro (Portugal, Uruguai)
A Testemunha (The Witness), de Nader Saeivar (Alemanha, Áustria)
Abelhas Cinzentas (Grey Bees), de Dmytro Moisiev (Ucrânia)
Abril, Verde, Amarelo (April, Green, Yellow), de Santiago Aulicino (Argentina)
Acima da Poeira (Above the Dust), de Wang Xiaoshuai (China, Holanda)
Agarra-Me Forte (Don’t You Let Me Go), de Ana Guevara, Leticia Jorge (Uruguai)
Ágora (Agora), de Ala Eddine Slim (Tunísia, França, Arábia Saudita)
Algo Velho, Algo Novo, Algo Emprestado (Something Old, Something New, Something Borrowed), de Hernán Rosselli (Argentina, Espanha, Portugal)
Anora (Anora), de Sean Baker (Estados Unidos)
Antídoto (Antidote), de James Jones (Reino Unido)
Ao Contrário (The Other Way Around), de Jonas Trueba (Espanha, França)
Aqui as Crianças Não Brincam Juntas (Here Children Do Not Play Together), de Mohsen Makhmalbaf (Irã, Reino Unido)
Árvores que Eu Me Lembro (Trees I Remember), de Erhan Tuncer (Turquia)
As Armas de Plástico (Plastic Guns), de Jean-Christophe Meurisse (França)
As Pessoas do Lado (My New Friends), de André Téchiné (França)
Através do Fluxo (By The Stream), de Hong Sangsoo (Coreia do Sul)
Between the Temples (Between the Temples), de Nathan Silver (Estados Unidos)
Bogangloch (Bogancloch), de Ben Rivers (Reino Unido, Alemanha, Islândia)
Breves Horas da Noite (Small Hours of the Night), de Daniel Hui (Singapura)
Cartas da Sicília (Sicilian Letters), de Fabio Grassadonia, Antonio Piazza (Itália, França)
Cartas Telepáticas (Telepathic Letters), de Edgar Pêra (Portugal)
Cuidando da Minha Filha (Concerning My Daughter), de Lee Mi-Rang (Coreia do Sul)
Cultivando a Revolução (Farming the Revolution), de Nishtha Jain, Akash Basumatari (Índia, França, Noruega)
Da Última Sombra à Primeira Luz (Last Shadow at First Light), de Nicole Midori Woodford (Singapura, Eslovênia, Filipinas, Indonésia)
Dahomey (Dahomey), de Mati Diop (Senegal, Benim, França)
De Hilde, Com Amor (From Hilde, With Love), de Andreas Dresen (Alemanha)
Demba (Demba), de Mamadou Dia (Senegal, Alemanha, Catar)
Depois da Guerra (Afterwar), de Birgitte Staermose (Dinamarca, Kosovo, Finlândia, Suécia)
Desfazendo o Tempo (Undoing Time), de Li Pu (China)
Dias de Verão (Summertime), de Mahmoud Kalari (Irã)
Dying – A Última Sinfonia (Dying), de Matthias Glasner (Alemanha)
É Apenas um Adeus (So Long), de Guillaume Brac (França)
Entre Piadas e Cigarros (Jokes & Cigarettes), de David Trueba (Espanha)
Era (Era), de Veniamin Ilyassov (Rússia)
Espermageddon (Spermageddon), de Rasmus A. Sivertsen, Tommy Wirkola (Noruega)
Esta Minha Vida (This Life of Mine), de Sophie Fillières (França)
Estrangeiro (Stranger), de Zhengfan Yang (Estados Unidos, China, Holanda, Noruega, França)
Eu Sou Nevenka (I Am Nevenka),de Iciar Bollain (Espanha, Itália)
Falando com Rios (Talking With Rivers), de Mohsen Makhmalbaf (Irã, Reino Unido)
Fantosmia (Phantosmia), de Lav Diaz (Filipinas)
Favoriten (Favoriten), de Ruth Beckermann (Áustria)
Fiscal da Felicidade (Agent of Happiness), de Arun Bhattarai, Dorottya Zurbó (Butão, Hungria, Estados Unidos)
Flores da Ucrânia (Flowers of Ukraine), de Adelina Borets (Ucrânia, Polônia)
Gaucho Gaucho (Gaucho Gaucho), de Michael Dweck, Gregory Kershaw (Estados Unidos, Argentina)
Grand Tour (Grand Tour), de Miguel Gomes (Portugal, Itália, França)
Hammarskjöld: Luta Pela Paz (Hammarskjöld – Fight For Peace), de Per Fly (Suécia)
Happy (Happy), de Sandeep Kumar (Áustria)
Harvest (Harvest), de Athina Rachel Tsangari (Reino Unido, Alemanha, Grécia, França, Estados Unidos)
I Saw the TV Glow (I Saw the TV Glow), de Jane Schoenbrun (Estados Unidos)
Israel Palestina na TV Sueca 1958-1989 (Israel Palestine On Swedish TV 1958-1989), de Göran Hugo Olsson (Suécia, Finlândia, Dinamarca)
Jean Cocteau (Jean Cocteau), de Lisa Immordino Vreeland  (Estados Unidos)
Kalak (Kalak), de Isabella Eklöf (Dinamarca, Groenlândia, Suécia, Noruega, Finlândia, Holanda)
La Parra (The Rim), de Alberto Gracia (Espanha)
Lázaro à Noite (Lázaro at Night), de Nicolas Pereda (México, Canadá)
Levados pelas Marés (Caught by the Tides), de Jia Zhangke (China)
Love (Love), de Dag Johan Haugerud (Noruega)
Lua (Moon), de Kurdwin Ayub (Áustria)
Luz Fantasma (Ghostlight), de Kelly O’sullivan, Alex Thompson (Estados Unidos)
Makamisa: O Fantasma da Vingança (Makamisa: Phantasm of Revenge), de Khavn (Filipinas, Alemanha)
Maldoror (Maldoror), de Fabrice Du Welz (Bélgica, França)
Mamífera (Mamifera), de Liliana Torres (Espanha)
Marco, a Verdade Inventada (Marco, the Invented Truth), de Aitor Arregi, Jon Garaño (Espanha)
Maria Callas (Maria), de Pablo Larraín (Itália, Alemanha, Estados Unidos)
Maydegol (Maydegol), de Sarvnaz Alambeigi (Irã, Alemanha, França)
Michel Gondry – Faça Você Mesmo! (Michel Gondry – Do It Yourself!), de François Nemeta (França)
Minha Querida Família (My Darling Family), de Isild Le Besco (França)
Miniaturas Cósmicas (Cosmic Miniatures), de Alexander Kluge (Alemanha)
Misericórdia (Misericordia), de Alain Guiraudie (França, Espanha, Portugal)
Morichales (Morichales), de Chris Gude (Estados Unidos, Colômbia)
Nada em Seu Lugar (Nothing In Its Place), de Burak Çevik (Turquia, Alemanha, Coreia do Sul)
O Banho do Diabo (The Devil`s Bath), de Severin Fiala, Veronika Franz (Alemanha, Áustria)
O Brutalista (The Brutalist), de Brady Corbet (Reino Unido)
O Homem Magnético (The Magnet Man), de Gust Van Den Berghe (Bélgica, Luxemburgo, Holanda)
O Legado de Pandora (Pandora’s Legacy), de Angela Christlieb (Áustria)
O Pardal na Chaminé (The Sparrow in the Chimney), de Ramon Zürcher (Suíça)
O Pior Homem de Londres (The Worst Man in London), de Rodrigo Areias (Portugal)
O Planeta Silencioso (The Silent Planet), de Jeffrey St. Jules (Canadá)
O Que Queríamos Ser (What We Wanted To Be), de Alejandro Agresti (Argentina, França)
O Senhor dos Mortos (The Shrouds), de David Cronenberg (França, Canadá)
Oito Cartões-Postais da Utopia (Eight Postcards From Utopia), de Radu Jude, Christian Ferencz-Flatz (Romênia)
Olhe nos Meus Olhos (Look Into My Eyes), de Lana Wilson (Estados Unidos)
Ondas (Waves), de Jirí Mádl (República Tcheca)
Os Apartamentos (The Flats), de Alessandra Celesia (França, Bélgica, Irlanda, Reino Unido)
Os Demônios do Amanhecer (Demons at Dawn), de Julián Hernández (México)
Os Malditos (The Damned), de Roberto Minervini (Itália, Estados Unidos, Bélgica)
Os Vislumbres (Glimmers), de Pilar Palomero (Espanha)
Pavements (Pavements), de Alex Ross Perry (Estados Unidos)
Pequenas Coisas Como Estas (Small Things Like These), de  Tim Mielants (Irlanda, Bélgica, Estados Unidos)
Permanência em Lugar Nenhum (Abiding Nowhere), de Tsai Ming-Liang (Taiwan, Estados Unidos)
Persistente (Hard Shell), de Majid-Reza Mostafavi (Irã)
Por Que a Guerra? (Why War), de Amos Gitai (França, Suíça)
Quando a Folha da Nogueira Ficar Amarela (When the Walnut Leaves Turn Yellow), de Mehmet Ali Konar (Turquia)
Quando a Luz Arrebenta (When the Light Breaks), de Rúnar Rúnarsson (Islândia, Holanda, Croácia, França)
Respiração Fria (Cold Sigh), de Nahid Azizi Sedigh (Irã)
Salve Maria (Salve Maria), de Mar Coll (Espanha)
Samia (Samia), de Yasemin Samdereli (Itália, Alemanha, Bélgica)
Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia (Saturday Night), de Jason Reitman (Estados Unidos)
Segundo Prêmio (Saturn Return), de Isaki Lacuesta, Pol Rodríguez (Espanha, França)
Sex (Sex), de Dag Johan Haugerud (Noruega)
Shikun (Shikun), de Amos Gitai (França, Israel, Itália)
Sleep #2 (Sleep #2), de Radu Jude (Romênia)
Sobreviventes (The Survivors), de José Barahona (Portugal, Brasil)
Stella. Vítima e Culpada (Stella. A Life), de Kilian Riedhof (Alemanha, Austrália, Suíça, Reino Unido)
Super Feliz para Sempre (Super Happy Forever), de Kohei Igarashi (Japão, França)
Taxi Monamour (Taxi Monamour), de Ciro De Caro (Itália)
The Erl-King (The Erl-King), de Goran Radovanovic (Sérvia, Bulgária)
The Line (The Line), de Ethan Berger (Estados Unidos)
The Surfer (The Surfer), de Lorcan Finnegan (Austrália, Irlanda)
Through the Graves the Wind Is Blowing (Through the Graves the Wind Is Blowing), de Travis Wilkerson (Estados Unidos)
Tiguere (Tiger), de José Maria Cabral (República Dominicana)
Todas as Longas Noites (All the Long Nights), de Shô Miyake (Japão)
Trilogia Silenciosa (Silent Trilogy), de Juho Kuosmanen (Finlândia)
TWST – Things We Said Today (TWST – Things We Said Today), de Andrei Ujica (Romênia, França)
UBU (UBU), de Paulo Abreu (Portugal)
Um Pássaro Azul (A Blue Bird), de Ariel Rotter (Argentina, Uruguai)
Uma Terra Deixada para Trás (A Land Behind), de Yang Yishu (China)
Vermiglio (Vermiglio), de Maura Delpero (Itália, Bélgica, França)
Véspera de Natal em Miller’s Point (Christmas Eve At Miller’s Point), de Tyler Taormina (Estados Unidos)
Vittoria (Vittoria), de Alessandro Cassigoli, Casey Kauffman (Itália)
Você Me Queima (You Burn Me), de Matías Piñeiro (Argentina, Espanha)
Who By Fire (Who By Fire), de Philippe Lesage (Canadá, França)
XXL (XXL), de Kim Ekberg, Sawandi Groskind (Suécia, Finlândia)
Zafari (Zafari), de Mariana Rondón (Peru, Brasil, México, França, Chile, República Dominicana, Venezuela)

Através do Fluxo, de Hong Sang-soo, é um dos selecionados da Perspectiva Internacional

COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
2035 (2035)
, de Jaein Park (Coreia do Sul)
78 Dias (78 Days), de Emilija Gasic (Sérvia)
ABorda dos Sonhos (The Brink of Dreams), de Nada Riyadh, Ayman El Amir (Egito, França, Dinamarca, Catar, Arábia Saudita)
A Casa das Estações (House of the Seasons), de Jung Min Oh (Coreia do Sul)
A Filha do Meu Pai (My Father’s Daughter), de Egil Pedersen (Noruega, Suécia, Finlândia)
A Maioria das Pessoas Morre no Domingo (Most People Die on Sundays), de Lair Said (Argentina, Itália, Espanha)
A Mulher que Chora (The Woman Who Cries), de George Walker Torres (Brasil)
A Nossos Amigos (To Our Friends), de Adria Orr (Espanha, Portugal)
A Vida É uma Cadela (Life’s A Bitch), de Xavier Seron (Bélgica, França)
A Vila Perto do Paraíso (The Village Next to Paradise), de Mo Harawe (Áustria, França, Alemanha, Somália)
Abril (April), de Dea Kulumbegashvili (Geórgia, França, Itália)
Afogamento Seco (Drowning Dry), de Laurynas Bareiša (Lituânia, Letônia)
After Party (After Party), de Vojtech Strakatý (República Tcheca)
Água Salgada (Salt Water), de Steven Morales Pineda (Colômbia)
Arcadia (Arcadia), de Yorgos Zois (Grécia, Bulgária, Estados Unidos)
As Antiguidades (The Antique), de Rusudan Glurijdze (Geórgia, Finlândia, Suíça, Alemanha)
As Crianças Vermelhas (Red Path), de Lotfi Achour (Tunísia, França, Bélgica, Polônia, Arábia Saudita, Catar)
As Léguas (The Leagues), de Diego Fió (Argentina)
Balomania (Balomania), de Sissell Morell Dargis (Dinamarca, Espanha)
Bangarang (Bangarang), de Giulio Mastromauro (Itália)
Basileia (Basileia), de Isabella Torre (Itália, Suécia)
Bicho Monstro (Creature Beyond The Hill), de Germano de Oliveira (Brasil)
Blue Sun Palace (Blue Sun Palace), de Constance Tsang (Estados Unidos)
Boa Menina (Good One), de India Donaldson (Estados Unidos)
Boalândia (Boalândia), de Patrik Thomas, Mathias Reitz Zausinger (Alemanha, Brasil)
Breve História de uma Família (Brief History of a Family), de Lin Jianjie (China, França, Dinamarca, Catar)
Bumerangue (Boomerang), de Shahab Fotouhi (Alemanha, Irã)
Caçadores em um Campo Branco (Hunters on a White Field), de Sarah Gyllenstierna (Suécia)
Conduzindo Seus Pássaros (Leading Your Birds), de Takeru Ozaki (Japão)
Contos de Gaza (Gazan Tales), de Mahmoud Nabil Ahmed (Palestina, Tunísia)
Corações Jovens (Young Hearts), de Anthony Schatteman (Bélgica, Holanda)
Crickets, It’s Your Turn (Crickets, It’s Your Turn), de Olga Korotko (França, Cazaquistão)
Delírio (Delirio), de Alexandra Latishev Salazar (Costa Rica, Chile)
Deserto da Namíbia (Desert of Namibia), de Yoko Yamanaka (Japão)
Diários do Líbano (Diaries From Lebanon), de Myriam El Hajj (Líbano, França, Arábia Saudita)
Dispersora de Amantes (Mistress Dispeller), de Elizabeth Lo (China, Estados Unidos)
Don Goyo (Don Goyo), de Jorge Flores Velasco (Equador)
Eephus (Eephus), de Carson Lund (Estados Unidos, França)
Em Fuga (Elbow), de Asli Özarslan (Alemanha, Turquia, França)
Em Nome do Sangue (In the Name of Blood), de Akaki Popkhadze (França, Bélgica, Geórgia)
Enquanto Isso na Terra (Meanwhile On Earth), de Jeremy Clapin (França, Bélgica)
Escute as Vozes (Listen to the Voices), de Maxime Jean Baptiste ( Guiana, Bélgica, França)
Estamos no Ar (We’re on Air), de Diogo Costa Amarante (Portugal)
Eu Vi Três Luzes Negras (I Saw Three Black Lights), de Santiago Lozano Álvarez (Colômbia, México, França, Alemanha)
Eu, Maryam, as Crianças e as Outras 26 Pessoas (Me, Maryam, the Children and 26 Others),de Farshad Hashemi (Irã, Alemanha)
Exibindo o Perdão (Exhibiting Forgiveness), de Titus Kaphar (Estados Unidos)
Familiar Touch (Familiar Touch), de Sarah Friedland (Estados Unidos)
Fenômenos Naturais (Natural Phenomena), de Marcos Díaz Sosa (Cuba, Argentina, França, México)
Flathead (Flathead), de Jaydon Martin (Austrália)
Fogo do Vento (Fire of Wind), de Marta Mateus (Portugal, Suíça, França)
Gafanhoto (Locust), de KEFF (Taiwan, Estados Unidos, França, Catar)
Garota por um Dia (Girl for a Day), de Jean-Claude Monod (França)
Golán (Golan), de Orlando Culzat (Colômbia)
Guerra da Porcelana (Porcelain War), de Brendan Bellomo, Slava Leontyev (Austrália, Estados Unidos, Ucrânia)
Hanami (Hanami), de Denise Fernandes (Suíça, Portugal, Cabo Verde)
Happy Holidays (Happy Holidays), de Scandar Copti (Palestina, Alemanha, França, Itália, Catar)
Henry Fonda para Presidente (Henry Fonda for President), de Alexander Horwath (Áustria, Alemanha)
Hollywoodgate (Hollywoodgate), de Ibrahim Nash’at (Alemanha, Estados Unidos)
Holy Cow (Holy Cow), de Louise Courvoisier (França)
Horizonte (Horizont), de César Augusto Acevedo (Colômbia, França, Luxemburgo, Chile, Alemanha)
Ilha do Açúcar (Sugar Island), de Johanné Gómez Terrero (República Dominicana, Espanha)
Intervenção (Moving Up), de Gustavo Ribeiro (Brasil)
Inverno Sem Fim (Endless Winter), de Nikolay Larionov (Rússia)
Joqtau (Joqtau), de Aruan Anartay (Cazaquistão)
Julie Permanece em Silêncio (Julie Keeps Quiet), de Leonardo Van Dijl (Bélgica, Suécia)
La Pampa (Block Pass), de Antoine Chevrollier (França)
Lamentavelmente ao Amanhecer (Regretfully at Dawn), de Sivaroj Kongsakul (Tailândia, Singapura)
Lidando Com os Mortos (Handling the Undead), de Thea Hvistendahl (Noruega)
Linha Verde (Green Line), de Sylvie Ballyot (França, Líbano, Catar)
Mãe Mara (Mother Mara), de Mirjana Karanovic (Suíça, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Luxemburgo)
Matar um Cavalo Mongol (To Kill a Mongolian Horse), de Xiaoxuan Jiang (Malásia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Hong Kong)
Matriosca (Matryoshka), de Jorge Forero (Colômbia)
Memórias de um Caracol (Memoir of a Snail), de Adam Elliot (Austrália)
Meu Fantástico Estranho (My Wonderful Stranger), de Johanna Pyykkö (Noruega, Suécia, França)
Mi Bestia (Mi Bestia), de  Camila Beltrán (Colômbia, França)
Não Chore, Borboleta (Don’t Cry, Butterfly), de Duong Dieu Linh (Vietnã, Singapura, Filipinas, Indonésia)
Não Nos Moverão (We Shall Not Be Moved), de Pierre Saint Martín (México)
No Other Land (No Other Land), de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor (Palestina, Noruega)
O Agrônomo (The Agronomist), de Martín Turnes (Argentina)
O Ano Novo que Nunca Veio (The New Year that Never Came), de Bogdan Muresanu (Romênia, Sérvia)
O Caso dos Estrangeiros (The Strangers’ Case), de Brandt Andersen (Jordânia)
O Cheiro do Leite Queimado (Smell of Burnt Milk), de Justine Bauer (Alemanha)
O Elemento de Yasmeen (Yasmeen`s Element), de Amman Abbasi (Paquistão, Estados Unidos)
O Maior Bocejo da História (The Great Yawn of History), de Aliyar Rasti (Irã)
O Mar ao Longe (Across the Sea), de Saïd Hamich Benlarbi (Marrocos, França, Bélgica)
O Navio Branco (The White Ship), de Inga Shepeleva (Rússia, França)
O Novo Amanhecer Desaparece (New Dawn Fades), de Gürcan Keltek (Turquia, Itália, Alemanha, Noruega, Holanda)
O Ouro e o Mundo (Gold Songs), de Ico Costa (França, Portugal)
O Vaqueiro (The Cowboy), de Emma Rozanski (Colômbia, Austrália)
O Vidreiro (The Glassworker), de Usman Riaz (Paquistão, Espanha)
Obrigado por Escolher o Nosso Banco (Thank You for Banking With Us), de Laila Abbas (Palestina, Alemanha)
Observadora (Gazer), de Ryan J. Sloan (Estados Unidos)
Os Maus Patriotas (The Bad Patriots), de Victor Fraga (Reino Unido)
Os Pequenos Amores  (Little Loves), de Celia Rico (Espanha, França)
Os Tons Maiores (The Major Tones), de Ingrid Pokropek (Argentina, Espanha)
Outro (Else), de Thibault Emin (França, Bélgica)
Paul e Paulette Tomam um Banho (Paul and Paulette Take a Bath), de Jethro Massey (Reino Unido)
Pedro Páramo (Pedro Páramo), de Rodrigo Prieto (México)
Piano de Família (The Piano Lesson), de Malcolm Washington (Estados Unidos)
Que Deus Esteja Com Eles (In God They Trust), de Riss (França)
Reas (Reas), de Lola Arias (Argentina, Alemanha, Suíça)
Riviera (Riviera), de Orfeas Peretzis (Grécia, França)
Rocinante (Rosinante), de Baran Gündüzalp (Turquia)
Rock Bottom (Rock Bottom), de Maria Trénor (Espanha, Polônia)
Rumo a uma Terra Desconhecida (To a Land Unknown), de Mahdi Fleifel (Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Catar, Arábia Saudita, Palestina)
Russos na Guerra (Russians at War), de Anastasia Trofimova (Canadá, França)
S/he Is Still Her/e – O Documentário Oficial de Genesis P-Orridge (S/he Is Still Her/E – The Official Genesis P-Orridge Documentary), de David Charles Rodrigues (Estados Unidos)
Sabores do Iraque (Flavors of Iraq), de Léonard Cohen (França, Bélgica)
Sem Pagar Aluguel (Rent Free), de Fernando Andrés (Estados Unidos)
September Disse (September Says), de Ariane Labed (Irlanda, Alemanha, Reino Unido)
Shahid (Shahid), de Narges Kalhor (Alemanha)
Simón da Montanha (Simon of the Mountain), de  Federico Luis (Argentina, Chile, Uruguai)
Sinfonia da Sobrevivência (Symphony Of Survival), de Michel Coeli (Brasil)
Sob o Céu Cinzento (Under the Grey Sky), de Mara Tamkovich (Polônia)
Sob o Vulcão (Under the Volcano), de Damian Kocur (Polônia)
Sol de Inverno (My Sunshine), de Hiroshi Okuyama (Japão, França)
Sons (Sons), de Gustav Möller (Dinamarca, Suécia)
Sozinhos na Noite (Alone in the Night), de Guillermo Rojas (Espanha)
Sr (Sr), de Lea Hartlaub (Alemanha)
Sugarcane (Sugarcane), de Julian Brave NoiseCat, Emily Kassie (Canadá)
Sujo (Sujo), de Astrid Rondero, Fernanda Valadez (México, França, Estados Unidos)
Tempo de Ser Forte (Time to Be Strong), de Sun Namkoong (Coreia do Sul)
Tentigo (Tentigo), de Ilango Ram (Sri Lanka, Índia)
The Great Phuket (The Great Phuket), de Liu Yaonan (Hong Kong, China, França, Alemanha, Bélgica)
Todo Mundo (Ainda) Tem Problemas Sexuais (Everyone (Still) Has Problems With Sex), de Renata Paschoal (Brasil)
Três Dias de Pesca (Three Days of Fish), de Peter Hoogendoorn (Holanda, Bélgica)
Trilha dos Fantasmas (Ghost Trail), de Jonathan Millet (França, Alemanha, Bélgica)
Um Daqueles Dias em que Hemme Morre (One of Those Days When Hemme Dies), de Murat Firatoglu (Turquia)
Um Pouco Estrangeira (A Bit of a Stranger), de Svitlana Lishchynska (Ucrânia, Alemanha, Suécia)
Uma Luz Negra (A Dark Light), de Alberto Hayden (Chile)
Uma Terra em Chamas (A Fireland), de Mona Convert (França, Portugal)
Vira-Lata (Mongrel), de Chiang Wei Liang, You Qiao Yin (Taiwan, Singapura, França)

Filme cearense Centro Ilusão, dirigido por Pedro Diógenes, participa da Mostra Brasil

MOSTRA BRASIL
3 Obás De Xangô (3 Obás of Xangô), de Sérgio Machado (Brasil)
A Herança (Birthright), de João Cândido Zacharias (Brasil)
A Procura de Martina (Martina’s Search), de Márcia Faria (Brasil, Uruguai)
A Queda do Céu (The Falling Sky), de Eryk Rocha, Gabriela Carneiro da Cunha (Brasil, Itália, França)
A Última Banda de Rock (The Last Rock Band), de Lírio Ferreira (Brasil)
A Vilã das Nove (Primetime Villain), de Teodoro Poppovic (Brasil)
Ainda Estou Aqui (I’m Still Here), de Walter Salles (Brasil, França)
Alma do Deserto (Soul of the Desert), de Mónica Taboada-Tapia (Brasil, Colômbia)
Alma Negra, do Quilombo ao Baile (Black Brazilian Soul), de Flavio Frederico (Brasil)
Amizade (Friendship), de Cao Guimarães (Brasil)
Amor Radical: A Vida e o Legado de Satish Kumar (Radical Love: The Life And Legacy of Satish Kumar), de Julio Hey (Brasil)
Apocalipse nos Trópicos (Apocalypse In the Tropics), de Petra Costa (Brasil)
Baby (Baby), de Marcelo Caetano (Brasil, França, Holanda)
Barba Ensopada de Sangue (Drenched in Blood), de Aly Muritiba (Brasil)
Betânia (Betânia), de Marcelo Botta (Brasil)
Brizola – Anotações para uma História (Brizola – Notes for a History), de Silvio Tendler (Brasil)
Câncer com Ascendente em Virgem (Cancer With Virgin Rising), de Rosane Svartman (Brasil)
Centro Ilusão (Downtown Fiction), de Pedro Diogenes (Brasil)
Continente (Continent), de Davi Pretto (Brasil, França, Argentina)
Dormir de Olhos Abertos (Sleep with Your Eyes Open), de  Nele Wohlatz (Taiwan, Brasil, Argentina, Alemanha)
Enterre Seus Mortos (Bury Your Dead), de Marco Dutra (Brasil)
Entrelaços (Necklace), de Fernando Grostein Andrade, Fernando Siqueira (Brasil)
Filhos do Mangue (Mangrove Sons), de Eliane Caffé (Brasil)
Idade da Pedra (Stone Age), de Renan Rovida (Brasil)
Justiça em Estado de Exceção (Justice in a State of Exception), de Silvio Tendler (Brasil)
Kasa Branca (White House), de Luciano Vidigal (Brasil)
Lispectorante (Lispectorante), de Renata Pinheiro (Brasil)
Madeleine em Paris (Magdalene in Paris), de Liliane Mutti (Brasil, França)
Malês (Malês), de Antonio Pitanga (Brasil)
Malu (Malu), de Pedro Freire (Brasil)
Mambembe (Mambembe), de Fabio Meira (Brasil)
Manas (Manas), de Marianna Brennand (Brasil)
Mário de Andrade, o Turista Aprendiz (The Amazon Tourist), de Murilo Salles (Brasil)
No Céu da Pátria nesse Instante (At This Moment, in the Nation’s Sky), de Sandra Kogut (Brasil)
O Clube das Mulheres de Negócios (The Business Women’s Club), de Anna Muylaert (Brasil)
O Palhaço de Cara Limpa (The Bare Faced Clown), de Camilo Cavalcante (Brasil)
O Rancho da Goiabada, Ou Pois É Meu Camarada Fácil, Fácil Não É a Vida (The Marmalade Ranch, Or Easy, Easy Life Ain’t), de Guilherme Martins (Brasil )
Ocupa SP (São Paulo: Occupied City), de Gustavo Ribeiro (Brasil)
Odradek (Odradek), de Guilherme de Almeida Prado (Brasil, Estados Unidos)
Oeste Outra Vez (Same Old West), de Erico Rassi (Brasil)
Os Enforcados (Carnival Is Over), de Fernando Coimbra (Brasil, Portugal)
Para Lota (For Lota), de Bruno Safadi, Ricardo Pretti (Brasil)
Parque de Diversões (Amusement Park), de Ricardo Alves Jr (Brasil)
Pele de Vidro (Skin of Glass), de Denise Zmekhol (Brasil, Estados Unidos)
Praia Formosa (Formosa Beach), de Julia De Simone (Brasil, Portugal)
Precisamos Falar (Fuse), de Pedro Waddington, Rebeca Diniz (Brasil)
Quando Vira a Esquina (Around the Corner), de Chris Alcazar (Brasil)
Retrato de um Certo Oriente (Portrait of a Certain Orient), de Marcelo Gomes (Brasil, Itália)
Salão de Baile – This Is Ballroom (This Is Ballroom), de Juru, Vitã (Brasil)
Sem Vergonha (Shameless), de Rafael Saar (Brasil)
Serra das Almas (Soul’s Peak), de Lírio Ferreira (Brasil)
Tijolo por Tijolo (Brick by Brick), de Quentin Delaroche, Victoria Alvares (Brasil, França)
Topo (Topo), de Eugenio Puppo (Brasil)
Ulisses (Ulysses), de Cristiano Burlan (Brasil)
Um Dia Antes de Todos os Outros (The Day Before All Others), de Valentina Homem, Fernanda Bond (Brasil)
Virgínia e Adelaide (Virgínia and Adelaide), de Yasmin Thayná, Jorge Furtado (Brasil)

FOCO ÍNDIA:
RETROSPECTIVA SATYAJIT RAY
A Canção da Estrada (Song of the Little Road)
, de Satyajit Ray (Índia)
A Esposa Solitária (The Lonely Wife), de Satyajit Ray (Índia)
A Grande Cidade (The Big City), de Satyajit Ray (Índia)
O Covarde (The Coward), de Satyajit Ray (Índia)
O Herói (The Hero), de Satyajit Ray (Índia)
O Invencível (The Unvanquished), de Satyajit Ray (Índia)
O Mundo de Apu (Apur Sansar), de Satyajit Ray (Índia)

FOCO ÍNDIA – PERSPECTIVA INTERNACIONAL
Gulmohar (Gulmohar), de Rahul V. Chittella (Índia)
Noturnos (Nocturnes), de Anupama Srinivasan, Anirban Dutta (Índia, Estados Unidos)
O Catador de Sonhos (Scavenger of Dreams), de Suman Ghosh (Índia)
Roubado (Stolen), de Karan Tejpal (Índia)

FOCO ÍNDIA – COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES
A Fábula (The Fable)
, de Raam Reddy (Índia, Estados Unidos)
A Garota Adamante (The Adamant Girl), de Vinothraj PS (Índia)
Até que Eu Voe (Until I Fly), de Kanishka Sonthalia, Siddesh Shetty (Índia, França)
Celestina & Lawrence (Celestina & Lawrence), de Vikram Kumar (Índia)
Dilli Dark (Dilli Dark), de Dibakar Das Roy (Índia)
E, Em Direção a Becos Felizes (And, Towards Happy Alleys), de Sreemoyee Singh (Índia)
Em Retiro (In Retreat), de Maisam Ali (Índia)
Marchando na Escuridão (Marching in the Dark), de Kinshuk Surjan (Índia, Bélgica, Holanda)
Na Barriga de um Tigre (In the Belly of a Tiger), de Siddhartha Jatla (Índia, Estados Unidos, China, Indonésia, Taiwan)
Naangal (Naangal), de Avinash Prakash (Índia)
Segunda Chance (Second Chance), de Subhadra Mahajan (Índia)
Sister Midnight (Sister Midnight), de Karan Kandhari (Índia, Reino Unido, Suécia)
O Trator (Tractor), de Ramesh Yanthra (Índia, França)
Tudo que Imaginamos Como Luz (All We Imagine as Light), de Payal Kapadia (Índia, França, Holanda, Luxemburgo)
Vivendo de Mentiras (Schirkoa: In Lies We Trust), de Ishan Shukla (Índia, França, Alemanha)

Realizado por Geraldo Sarno, o curta Auto de Vitória (1966) está entre as apresentações especiais da Mostra SP

RETROSPECTIVA MICHEL KHLEIFI
A Memória Fértil (Fertile Memory)
, de Michel Khliefi (Bélgica, Palestina)
Núpcias na Galileia (Wedding in Galilee), de  Michel Khleifi (Palestina, Bélgica, França)
O Conto das Três Joias Perdidas (Tale of the Three Jewels), de Michel Khleifi (Palestina, Bélgica, Reino Unido)

CENTENÁRIO MARCELLO MASTROIANNI
Marcello Mio (Marcello Mio)
, de Christophe Honoré (França, Itália)
O Apicultor (The Beekeeper), de Theo Angelopoulos (Grécia, França, Itália)
Olhos Negros (Dark Eyes), de Nikita Mikhalkov (Itália, Rússia)
Três Vidas e Só Uma Morte (Three Lives and Only One Death), de Raúl Ruiz (França, Portugal)
Um Homem em Estado… Interessante (A Slightly Pregnant Man), de Jacques Demy (França, Itália)
Viagem ao Princípio do Mundo (Journey to the Beginning of the World), de Manoel de Oliveira (Portugal, França)

FILMES RESTAURADOS
Brincando nos Campos do Senhor (At Play in the Fields of the Lord)
, de Hector Babenco (Brasil, Estados Unidos)
Capitães de Abril (Capitães de Abril), de Maria de Medeiros (Portugal)
Onda Nova – Gayvotas Futebol Clube (Onda Nova), de Ícaro (Francisco) C. Martins, José Antonio Garcia (Brasil)
Paris, Texas (Paris, Texas), de  Wim Wenders (Alemanha, França)
Os Educadores (The Edukators), de Hans Weingartner (Alemanha, Áustria)
Também Somos Irmãos (Também Somos Irmãos), de José Carlos Burle (Brasil)
Tokyo Melody: Um Filme Sobre Ryuichi Sakamoto (Tokyo Melody: A Film About Ryuichi Sakamoto), de Elizabeth Lennard (Japão, França)
Um É Pouco, Dois É Bom (One Is Few, Two Would Fill), de Odilon Lopez (Brasil)

HOMENAGENS
Prêmio Humanidade | Raoul Peck:
Ernest Cole: Achados e Perdidos (Ernest Cole: Lost And Found), de Raoul Peck (França, Estados Unidos)
Abismu (Abismu), de Rogério Sganzerla (Brasil)

APRESENTAÇÃO ESPECIAL
Alegoria Urbana (An Urban Alegory)
, de Alice Rohrwacher (França)
Aqueles Dias (Aqueles Dias), de Hélio Goldsztejn (Brasil)
Auto de Vitória (Auto de Vitória), de Geraldo Sarno (Brasil)
Cine-Olho (Kino-Eye), de Dziga Vertov (Rússia)
Kino-Pravda Nº 20 (Kino-Pravda Nº 20), de Dziga Vertov
Não Sou Eu (It’s Not Me), de  Leos Carax (França)
Onze Futuros: Berlinale Encontra o Futebol (Eleven Tomorrows: Berlinale Meets Football), de Maximilian Bungarten, Anna-Maria Dutoit, Kilian Armando Friedrich, Indira Geisel, Eva Gemmer, Felix Herrmann, Hannah Jandl, Justina Jürgensen, Hilarija Lo?mele, Daniela Magnani Hüller, Sophie Mühe, Camille Tricaud, Marie Zrenner (Alemanha)
Ordem Moral (Moral Order), de Mário Barroso (Portugal)
Os Quatro da Candelária (Children of the Church Steps), de Luis Lomenha, Márcia Faria (Brasil)
Relatos Selvagens (Wild Tales), de Damián Szifrón (Argentina, Espanha)
Restos do Vento (Remains of the Wind), de Tiago Guedes (Portugal)
Se Me Permite (Se Posso Permettermi), de Marco Bellocchio (Itália)
Se Me Permite – Capítulo II (May I Say? Chapter Two), de Marco Bellocchio (Itália)
Surdina (Surdine), de Rodrigo Areias (Portugal)
Viva O Cinema! Uma História da Mostra de São Paulo (Viva O Cinema! Uma História da Mostra de São Paulo), de Marina Person, Gustavo Rosa de Moura (Brasil)

1ª MOSTRINHA
A Raposa e a Lebre Salvam a Floresta (Fox and Hare Save the Forest)
, de Mascha Halberstad (Holanda, Luxemburgo, Bélgica)
Abá e Sua Banda (Abah and His Band), de Humberto Avelar (Brasil)
Adam Muda Lentamente (When Adam Changes), de Joël Vaudreuil (Canadá)
An Almost Christmas Story (An Almost Christmas Story), de David Lowery (Estados Unidos)
Angelo na Floresta Misteriosa (Into The Wonderwoods), de Vincent Paronnaud, Alexis Ducord (França)
Arca de Noé (Noah’s Ark), de Sérgio Machado, Alois Di Leo (Brasil, Índia)
Boong (Boong), de Lakshmipriya Devi (Índia)
Castelo Rá-Tim-Bum – Série, de Cao Hamburger (Brasil)
Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme (Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme), de Cao Hamburger (Brasil)
Fiebre (Fever), de  Elisa Eliash (Chile)
John Vardar vs A Galáxia (Jon Vardar vs The Galaxy), de Goce Cvetanovski (Croácia, Hungria, Bulgária, Macedônia do Norte, Sérvia)
Kummatty (Kummatty), de Govindan Aravindan (Índia)
Nayola, em Busca da Minha Ancestralidade (Nayola), de José Miguel Ribeiro (Portugal, Bélgica, França, Holanda)
O Grande Natal dos Animais (Animal Tales of Christmas Magic), de Camille Almeras, Caroline Attia, Ceylan Beyoglu, Haruna Kishi, Natalia Chernysheva, Olesya Shchukina (França)
O Menino Maluquinho,  O Filme (The Nutty Boy: A Film), de Helvécio Ratton (Brasil)
O Menino Maluquinho 2 – A Aventura (The Nutty Boy 2), de Fernando Meirelles (Brasil)
O Serviço de Entregas da Kiki (Kiki’s Delivery Service), de Hayao Miyazaki (Japão)
Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (Ponyo on the Cliff by the Sea), de Hayao Miyazaki (Japão)
Totto-Chan: A Menina na Janela (Totto-Chan: The Little Girl at the Window), de Shinnosuke Yakuwa (Japão)
Um Barco no Jardim (A Boat in the Garden), de Jean-François Laguionie (Luxemburgo, França)
Vencedores (Winners), de Soleen Yusef (Alemanha)
Vivendo em Excesso (Living Large), de Kristina Dufková (República Tcheca, Eslováquia, França)

REALIDADE VIRTUAL
40 Dias Sem o Sol (40 Days Without the Sun)
, de João Carlos Furia (Brasil)
A Simple Silence (A Simple Silence), de Craig Quintero (Taipei)
Bem-Vindes (Bem-Vindes), de Tadeu Jungle (Brasil)
Cativeiro (Cativeiro), de Tadeu Jungle (Brasil)
Eu Sou Você (Eu Sou Você), de Tadeu Jungle (Brasil)
Fazedores de Floresta (Forest Makers), de Tadeu Jungle (Brasil)
Fogo na Floresta (Fire in the Forest), de Tadeu Jungle (Brasil)
Mamie Lou (Mamie Lou), de Isabelle Andreani (França, Luxemburgo)
Maravilhas Naturais do Brasil (Maravilhas Naturais do Brasil), de Tadeu Jungle (Brasil)
Mirror (Mirror), de Wu De-Chuen (Taiwan)
Ocupação Mauá (Ocupação Mauá), de Tadeu Jungle (Brasil)
Oto’s Planet (Oto’s Planet), de Gwenael François (Luxemburgo, Canadá, França)
Rio de Lama (River of Mud), de Tadeu Jungle (Brasil)
The Art of Change (The Art of Change), de Simone Fougnier, Vincent Rooijers (Itália, Holanda, EUA)

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