379 longas-metragens estrearam em circuito brasileiro em 2014. Costumo dizer que é humanamente impossível ver tudo, principalmente porque nem todos chegam aos cinemas de Fortaleza. É um desafio formatar listas, pois nem sempre são totalmente justas. O ano não se restringiu a apenas 20 excelentes filmes, mas muita coisa boa precisou ficar de fora.
Selecionei os 20 melhores longas do ano, seja por questões temáticas, de linguagem ou estética; os 10 melhores curtas exibidos em mostras e festivais de cinema, bem como 10 longas inéditos que foram exibidos nesses eventos e que devem ganhar as salas brasileiras logo mais (espero!).
Finalizo agradecendo a atenção de todos os leitores, que em 2014 possibilitaram recorde de acesso aqui no blog. Isso é muito importante e gratificante para mim. Desejo que 2015 traga bons filmes para que possamos sempre falar sempre sobre eles!
20 MELHORES LONGAS-METRAGENS
(filmes que estrearam em circuito nacional)
“Ela” (EUA), de Spike Jonze
“O Lobo Atrás da Porta” (Brasil), de Fernando Coimbra
“Ida” (Polônia/Dinamarca/França/Reino Unido), de Pawel Pawlikowski
“Boyhood – Da Infância à Juventude” (EUA), de Richard Linklater
“Era Uma Vez em Nova York” (EUA), de James Gray
“Garota Exemplar” (EUA), de David Fincher
“Sob a Pele” (Reino Unido/EUA/Suíça), de Jonathan Glazer
“O Grande Hotel Budapeste” (EUA/Alemanha/Reino Unido), de Wes Anderson
“Lunchbox” (Índia/França/Alemanha/EUA), de Ritesh Batra
“O Homem Duplicado” (Canadá/Espanha), de Denis Villeneuve
“Festa no Céu” (EUA), de Jorge R. Gutierrez
“Relatos Selvagens” (Argentina/Espanha), de Damián Szifrón
“12 Anos de Escravidão” (EUA/Reino Unido), de Steve McQueen
“The Rover – A Caçada” (Austrália/EUA), de David Michôd
“Mommy” (Canadá), de Xavier Dolan
“Alabama Monroe” (Bélgica/Nova Zelândia), de Felix van Groeningen
“O Abutre” (EUA), de Dan Gilroy
“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (Brasil), de Daniel Ribeiro
“Mesmo Se Nada Der Certo” (EUA), de John Carney
“Pelo Malo” (Venezuela/Peru), de Mariana Rondón
10 MELHORES CURTAS-METRAGENS
(filmes exibidos em mostras e festivais)
“La Llamada” (Brasil), de Gustavo Vinagre
“O Clube” (Brasil), de Allan Ribeiro
“Nua Por Dentro do Couro” (Brasil), de Lucas Sá
“Edifício Tatuapé Mahal” (Brasil), de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum
“Tubarão” (Brasil), de Leo Tabosa
“Geru” (Brasil), de Fábio Baldo e Tico Dias
“Estátua!” (Brasil), de Gabriela Amaral Almeida
“Sendo Stavros” (Reino Unido), de Jonothan McLeod
“Sem Coração” (Brasil), de Nara Normande e Tião
“A Era de Ouro” (Brasil), de Leonardo Mouramateus e Miguel Antunes Ramos
10 LONGAS-METRAGENS PARA FICAR DE OLHO
(filmes inéditos em circuito nacional, exibidos em mostras e festivais)
“E Agora? Lembra-me” (Portugal), de Joaquim Pinto
“Algo a Romper” (Suécia), de Ester Martin Bergsmark
“Uma Boa Menina” (EUA), de Desiree Akhavan
“A Vida Privada dos Hipopótamos” (Brasil), de Maíra Buhler e Matias Mariani
“Sinfonia da Necrópole” (Brasil), de Juliana Rojas
“A Misteriosa Morte de Pérola” (Brasil), de Guto Parente e Ticiana Augusto Lima
“Não Sou Lorena” (Chile), de Isidora Marras
“Pinta” (Brasil), de Jorge Alencar
“Branco Sai, Preto Fica” (Brasil), de Adirley Queirós
“Toda Terça-feira” (Austrália), de Sophie Hyde