O Ministério da Cultura já está recebendo filmes para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira do Oscar 2015. Entre as produções que devem aparecer na lista estão “O Lobo Atrás da Porta” (foto), “Tatuagem”, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, “Praia do Futuro” e “Serra Pelada”. O filme escolhido será anunciado no dia 18 de setembro.
Podem participar longas que foram exibidos comercialmente, pela primeira vez no Brasil, por, no mínimo, sete dias consecutivos no período de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014. Os interessados deverão enviar, até 10 de setembro, por Sedex ou similar, o requerimento de inscrição, juntamente com 10 cópias do filme em DVD.
A banca de seleção desse ano é composta por George Torquato Firmeza, ministro do departamento cultural do Itamaraty; Jeferson De, diretor, produtor e roteirista; Luis Erlanger, jornalista; Sylvia Regina Bahiense Naves, coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura; e Orlando de Salles Senna, Presidente do conselho da Televisão América Latina (TAL).
Os últimos filmes brasileiros selecionados a concorrer à indicação foram “O Som ao Redor” (2014), de Kleber Mendonça Filho; “O Palhaço” (2013), de Selton Mello; Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro” (2012), de José Padilha; “Lula, o filho do Brasil” (2011), de Fábio Barreto; “Salve Geral” (2010), de Sérgio Rezende.