Começa nesta segunda-feira (05) a quarta edição do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, que levará à paradisíaca praia cearense até o dia 11 uma programação diversificada de cinema. A Mostra Competitiva de Curtas exibirá 30 filmes de realizadores de 14 estados, selecionados entre mais de 260 inscritos. Participam do festival curtas de até 15 minutos, sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.
O festival prestará homenagem a “Deus e o Diabo na Terra do Sol“, nos 50 anos do grande clássico de Glauber Rocha, e aos 40 anos de “A Noite do Espantalho”, filme do cineasta Sérgio Ricardo (foto). Outra homenagem agendada é para o ator, cantor, compositor, físico e professor aposentado Rodger Rogério, um dos grandes nomes da geração de músicos do “Pessoal do Ceará”. Tendo atuado em mais de 30 filmes, Rodger Rogério comemora em 2014 seus 70 anos.
Receberão o Troféu Pedra Furada as obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá o troféu a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses. O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.
Veja a programação completa do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital no site oficial.