Em 2024, a 11ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano acontece entre 27 de junho e 3 de julho, com uma programação especial e circuito ampliado. O Festival já conta com 22 cidades confirmadas em sua edição brasileira: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Camaquã, Palmas, Maceió, Belém, Natal, Aracaju, João Pessoa, Niterói, Ribeirão Preto e Volta Redonda. Caxias do Sul e Camaquã recebem o evento pela primeira vez, e Volta Redonda e João Pessoa, excepcionalmente, têm programação entre 1º e 7 de julho.
O convidado de honra deste ano será o realizador Daniele Luchetti, um dos autores italianos mais relevantes da sua geração, com obras como Meu Irmão é Filho Único, Laços e A Nossa Vida. Luchetti virá ao Brasil para exibir seu último filme, Segredos (Confidenza), exibido com sucesso no Festival de Roterdã. Luchetti vem ao Brasil para participar de sessões e debates sobre o filme e seu trabalho em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27, e nos dias 29 de junho e 1º de julho, respectivamente. Detalhes sobre a programação podem ser acessados no site oficial do evento.
Protagonizada pelo ator Elio Germano, Segredos conta a história de Pietro (Elio Germano) e Teresa (Federica Rossellini), professor e ex-aluna que têm uma relação tão rica quanto conturbada. Um dia, decidem confessar segredos, em muitos casos obscuros, e o que era uma brincadeira nos leva a questionar profundamente sobre a natureza humana.
Destaques
A atual programação conta com 10 filmes ao todo, marcada sobretudo por produções questionadoras e que propõem a reflexão e ruptura de paradigmas. O filme de abertura desta edição será Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi. Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, ultrapassando, em receitas, blockbusters internacionais como Barbie e Oppenheimer, foi o filme mais visto na Itália em 2024, com mais de 5,4 milhões de espectadores. Um resultado extraordinário para o primeiro longa de Cortellesi, famosa pelas comédias que protagoniza, que retrata em Ainda Temos o Amanhã, a importância do papel das mulheres na democracia e as batalhas que elas tiveram de travar para se fazerem ouvir para conquistar seus próprios direitos.
Destaque também para o longa de estreia da diretora Léa Todorov, Maria Montessori – Ensinando com Amor. A produção traz um olhar inovador sobre sobre inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século 20, ao se aprofundar no método criado pela pedagoga italiana Maria Montessori, pautado sobretudo na pedagogia do afeto, na liberdade e na autonomia da criança. O longa é protagonizado pela atriz Jasmine Trinca, que esteve na edição de 2023 no Brasil, como convidada do Festival. Ainda que com linguagem clássica, Montessori traz uma narrativa forte e contemporânea, que também revela o quanto as mulheres sempre tiveram de assumir seu próprio protagonismo para conquistar respeito e autonomia no mercado de trabalho, na pesquisa e na educação.
Uma das grandes provocações da programação do Festa 2024 fica a cargo de O Sequestro do Papa, do sempre contundente Marco Bellocchio, que nos apresenta um olhar certeiro sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja, sob um viés de filme de horror. Exibido na competição oficial do Festival de Cannes e vencedor do Globo de Ouro italiano de melhor filme, o longa tece uma crítica ao moralismo católico e se baseia em uma história real, quando do menino judeu Edgardo Mortara, que foi tirado de sua família a mando do Papa Pio 9º após ter sido batizado pela empregada católica da casa, em Bolonha em 1858.
Também integram a programação o longa A Imensidão, de Emanuele Crialese, protagonizado por Penélope Cruz e pela garota Luana Giuliani, e indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2022. Com fortes tons autobiográficos, a história aborda questões de gênero vividas por um adolescente trans e representa o gênero coming-of-age. Escolhida entre testes que o Crialese realizou com meninas e garotas italianas apaixonadas por esportes famosos por serem “masculinos”, Luana participa de competições de motociclismo desde os quatro anos e é uma das promessas do esporte na Itália. Foi na postura, na determinação de Luana que Crialese encontrou a energia que precisava para a personagem de Adri, que enfrenta as questões de suas descobertas do primeiro amor, de sua identidade de gênero e sua orientação sexual ao mesmo tempo em que luta contra a presença de um pai tóxico e violento, principalmente na forma como trata a mãe, a doce Clara (Penélope Cruz).
Estão confirmados também: Lubo, de Giorgio Diritti, baseado no romance “Il seminatore”, de Mario Cavatore. Estrelado por Franz Rogowski, o longa conta uma história real, de um artista cigano que, na Suíça da Segunda Guerra, tem seus filhos levados pelo governo do país para um orfanato, pois “crianças não podiam viver na rua”, e que passa sua vida lutando para recuperá-los. Na lista, ainda o nada comum Enea, do jovem Pietro Castellitto, que integrou a competição Oficial no Festival de Veneza 2023 e revela a novíssima e ousada geração do cinema italiano; Il Boemo, de Petr Václav, A Última Noite de Amore, de Andrea Di Stefano; e O Divino Zamora, de Neri Marcorè, que marca a estreia do diretor no cinema e que é pedida certa para quem ama futebol, mas que vai emocionar principalmente quem não ama o esporte e vai descobrir nesta história a poesia e o prazer de apenas estar em campo, seja no de futebol ou seja no da vida.